No exercício das minhas funções, como Técnico de Elevadores já tive o
prazer de cumprimentar 3 Presidentes da República, mas não
posso dizer que tenha desfrutado muito disso, porque em cada uma dessas 3 situações estive sempre submetido a um grande stress.
A
primeira destas situações invulgares que me aconteceram, já foi na longínqua década de 1970, no Hotel Vermar na Póvoa
de Varzim.

Foi neste Hotel Vermar na Póvoa de Varzim, que me aconteceu a primeira situação.
Fui eu que fiz a conclusão e a posta em marcha dos 7 Elevadores que existem neste Hotel Vermar, nessa altura na década de 1970, ainda trabalhava no Sector de Montagem da Divisão de Elevadores da Efacec, que era na Rua de Sá da Bandeira no Porto.
Como costumo dizer muitas vezes conheço o Hotel Vermar, os seus elevadores, e a maioria das pessoas que lá trabalhavam na altura, tão bem como conheço as palmas das minhas mãos.
O Hotel Vermar tem 4 elevadores de clientes, 2 com 16 pisos, e 2 com 17, tem um monta-cargas com 17 pisos, e tem 2 pequenos elevadores chamados monta-pratos com 15 pisos.
Todos estes 7 elevadores de origem tinham Comandos QAS da Efacec, mais tarde os 4 elevadores de clientes foram modernizados, e nessa altura foram montados novos Comandos Quadruplex QCP, com um controlador, CLP 40.
Em meados dos anos 70, numa altura em que eu já trabalhava no sector de manutenção da Efacec, realizou-se o Congresso Europeu de Cardiologia no Hotel Vermar, que ocupou todo o Hotel.
Nessa altura a sala de conferências do hotel ainda era no 14º andar, entretanto já foi mudada para lá para baixo, para o RC.
O congresso iria decorreu durante 7 dias, de segunda a domingo, e como o hotel ia ficar completamente lotado, com centenas de médicos para o congresso, foi pedido à Efacec um Técnico de Elevadores, para ficar de piquete no hotel 24 horas por dia.
Durante esses 7 dias, o Técnico de Piquete, não podia nunca sair do hotel, tinha que ficar lá a hospedado, até tinha que fazer as refeições no Hotel, em resumo a pessoa de piquete não podia por o pé fora do hotel durante os 7 dias do congresso, como eu era a pessoa que melhor conhecia o hotel fui o escolhido.
Tudo correu bem durante esses 7 dias, tive que passar o tempo quase todo dentro da Casa de Máquinas, logo de manhã bem cedo tinha que pôr os elevadores a a atender chamadas só no sentido de descida, para os congressistas irem tomar o pequeno almoço ao RC, depois por volta das 9 horas, punha os elevadores a atender chamadas só no sentido de subida, e foi assim a minha vida durante os 7 dias.
No final, para fazer o encerramento do congresso, foi convidado o então Presidente da
Republica, o General Ramalho Eanes.
Actualmente o Hotel Vermar, é o Axis Hotel Vermar.
No dia do encerramento do congresso, antes da chegada do Presidente, chegaram uns homens da sua segurança pessoal, e se calhar por ainda estarmos num período revolucionário, fizeram uma vistoria exaustiva de todo o percurso que o Presidente iria fazer dentro do hotel.
Escolheram o elevador em que o Presidente iria subir, que ficaria parado no piso principal com as portas abertas à espera, até à sua chegada.
Depois todos os locais, desde a cuvete do elevador, o tecto da cabina, a casa de máquinas foram examinados com detectores de metais, se algo apitasse tinha que mostrar a causa, mesmo que fosse um mero parafuso que estive-se caído no meio dos desperdícios, os seguranças tinham que o encontrar.
Com tantas exigências com a segurança até fiquei com medo, fiquei mesmo com a ideia que se o elevador tivesse avariado eu ainda era preso.
Quando o Presidente chegou foi cumprido tudo como estava determinado, subiu no elevador escolhido pelos seguranças, um dos segurança estava comigo e com o Sr. Amorim, que era o chefe da manutenção do hotel no 14º andar, onde estava a decorrer o congresso.
Quando o elevador chegou ao 14º andar e saiu o Presidente Ramalho Eanes, até fiquei aliviado, safei-me pensei eu.
O Presidente Ramalho Eanes saiu do elevador e cumprimentou-nos a todos, mas eu como estava com tanto receio que o Elevador pudesse ter avariado, só me lembro de ouvir o Presidente dizer na sua voz rouca, muito prazer.
Ainda
tenho pastas de guardar slides, que me ofereceram no fim do congresso,
toda a apresentação durante o congresso era feita com projecção de slides, que
eram uns quadradinhos com fotografias, que eram metidos numa máquina que os ia
projectando numa tela.
A segunda situação invulgar que me aconteceu, já foi em meados dos anos 90, nessa altura eu já trabalhava na Sala de Estudos da Divisão de Elevadores da Efacec, que ficava na Arroteia, Leça do Bailio.
Esta segunda situação invulgar aconteceu-me quando da inauguração da nova Torre de Control, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quem fez esta inauguração foi o então Primeiro-Ministro, o Dr. Aníbal Cavaco Silva.
É esta a Torre de Control do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.
Dentro desta
Torre de Control tem montado um Elevador Hidráulico, com Portas Automáticas de
fabrico Efacec Elevadores, a Casa de Máquinas é em baixo ao lado do poço do
Elevador, o comando é um QCP Hidráulico com Placa de Portas Automáticas,
este Elevador vai de cá de baixo, mesmo até ao topo da Torre de Control.
Acho que esta segunda situação ainda foi mais stressante do que a primeira no hotel, na manhã da inauguração o Jorge Miguel do "Pinto & Cruz", ligou-me a dizer que o integrado ULN-2004A da placa de portas automáticas estava sempre a estourar, fui lá ter com ele.
Chegado lá, dei uma olhadela, isolei algumas linhas e a coisa pareceu-me estabilizada, o Integrado deixou de estourar, mas o elevador trabalhava uma hora e lá acabava por estourar mais um integrado.
Para ficar-mos prevenidos há hora de almoço, fomos à loja da Diodo no Porto comprar 10 integrados, não fosse o diabo tece-las e a avaria continuar.
Mas a coisa correu-me mal, se
calhar devia ter comprado 50 integrados, porque durante a tarde ainda antes da inauguração, já tinham estourados os integrados todos, por vezes vinha um ruído pelas linhas do motor de
portas que fazia estourar o circuito integrado.
Entretanto estava a chegar a hora da inauguração, e ia chegar o Primeiro Ministro, tivemos que dizer aos homens da segurança o problema que tínhamos no elevador, só havia uma hipótese para que a inauguração corre-se bem, e o Primeiro Ministro e toda a sua comitiva subir de Elevador até lá acima, até ao topo da Torre de Control.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto com a sua Torre de Control.
Então lá tive que dizer aos seguranças que para que a inauguração corre-se bem, o Elevador teria que funcionar com as portas automáticas a ser comandadas manualmente.
Eu tinha que ficar na Casa de Máquinas a manobrar manualmente os contactores de abertura e de fecho de portas, e o Jorge Miguel tinha que ficar sempre dentro da cabina para me avisar, e quando fosse para fechar as portas dava um toque no alarme, e quando fosse para abrir as portas, dava dois toques no alarme.
Quando
chegou a comitiva do Primeiro-Ministro, estávamos eu, o Jorge Miguel e mais
algumas pessoas todos cá em baixo junto do elevador, e o Dr. Aníbal Cavaco Silva cumprimentou-nos
a todos.
A caixa
de testes do Comando QCP, que tinha montada no Quadro.
Tudo correu bem durante a inauguração da Torre, tinha uma caixa de teste montada na Carta Map 4021, do quadro de comando QCP, o Jorge Miguel ficou sempre dentro da cabina.
Quando já tinha entrado toda a gente para dentro da cabina o Jorge dava um toque no alarme, e eu fechava as portas pelos contactores, para fazer uma reabertura dava dois toques no alarme, e eu reabria as portas, quando o elevador chegava lá acima ao topo da Torre, eu via pela caixa de teste, e abria as portas manualmente.
O aeroporto do Porto, com a sua Torre de Control.
Conclusão
desta segunda situação, toda a comitiva do Primeiro-Ministro subiu e desceu da
torre, não ficou ninguém preso, tudo correu bem, mas foi um bocado stressante, posteriormente
acabei por resolver o problema que fazia estourar o Circuito Integrado
ULN-2004A, que tanto Stress me provocou.
A
terceira situação aconteceu no ano de 1994, quando da inauguração do Elevador
da Lada, na Ribeira do Porto.
É este o Elevador da Lada na Ribeira do Porto, nesta fotografia vemos a cabina parada lá em cima no piso superior, e a Casa de Máquinas, e o passadiço que dá acesso às casas.
A cabina parada no piso superior, a casa de máquinas, e o passadiço que dá acesso às casas.
A estrutura metálica deste elevador da Lada fica no interior de um edifício, por isso nos primeiros 4 pisos, a vista desde o interior da cabina não é panorâmica.
A inauguração deste Elevador da Lada na Ribeira do Porto, foi feita pelo então Presidente da Republica Dr. Mário Soares durante uma Presidência aberta que fez no Porto.
O jornal "O Comércio do Porto", dedicou uma página inteira a esta inauguração do Elevador da Lada, que aconteceu no mês de Abril de 1994.
Cá está a página do Jornal O Comércio do Porto, onde está relatado o dia da Presidência Aberta em que o então Presidente da Republica Dr. Mário Soares, acompanhado pelo Presidente da Câmara do Porto o Dr. Fernando Gomes, fizeram a inauguração do Elevador da Lada na Ribeira do Porto.
Esta terceira situação foi para mim a mais descontrolada em relação ao que tinha sido combinado com os seguranças do presidente, esta é que me deixou mesmo em pânico.
Este elevador da Lada foi projectado pelo Eng. Miguel Martins da Efacec Elevadores, este projecto tem uma característica muito original, que nunca vi em mais nenhum elevador, a cabina tem suspensão directa, mas o contrapeso tem suspensão diferencial de 2 para 1.
O elevador tem Portas Automáticas a 180 graus,
e o contrapeso trabalha por baixo da porta do piso superior, a cabina ocupa
todo o espaço da estrutura, dado que o contrapeso não ocupa nenhum espaço na
área horizontal da estrutura.
Da cabina do
elevador, que é panorâmica temos uma vista soberba para o Rio Douro, e para a
Ponte de D. Luíz.
A capacidade
de carga da cabina é de 1600 Kg, 21 pessoas.
Fui eu quem fiz a preparação da parte eléctrica, e do comando deste elevador da Lada, ele tinha um Comando Multi-Mic, com regulação de velocidade feita com um Revac também da Efacec.
Posteriormente
este elevador foi modernizado, e nessa altura foi montado um novo Comando CPU,
com variação de Frequência da Vacon, e também foi montada uma nova Máquina
Planetária, da Schindler.
Fotografia do jornal O Comercio do Porto, tirada no dia 14 de Abril de 1994, quando da inauguração do Elevador da Lada.
Nesta fotografia vemos no passadiço do piso superior, o Presidente da República, Dr. Mário Soares, o Presidente da Câmara do Porto Dr. Fernando Gomes e restante comitiva, no dia da Presidência Aberta.
O jornal O Comercio do Porto foi extinto no ano de 2005.
Uma
fotografia com o mesmo enquadramento da anterior, mas tirada 25 anos depois da
inauguração do elevador.
Outra fotografia também do jornal O Comercio do Porto, tirada no do dia 14 de Abril de 1994, de quando foi inaugurado o Elevador da Lada, onde vemos o Dr. Mário Soares a chegar à Ribeira do Porto.
Esta terceira situação em que eu fiquei mesmo em pânico começou assim, antes da chegada do Dr. Mário Soares combinamos com os seguranças que eu ficava na casa de máquinas, para no caso de acontecer alguma avaria no elevador libertar rapidamente os passageiros do interior da cabina.
E o Eng.
Miguel Martins, que também estava lá comigo, ficava no piso inferior dentro da
cabina do elevador com as portas abertas, com a ordem de que na primeira
viagem só subiria o presidente da república, o Dr. Mário Soares com um segurança, e só depois
numa segunda viagem subiriam os restantes membros da comitiva.
O Elevador da Lada na Ribeira do Porto, podemos ver o passadiço de acesso ao patamar do piso superior e as escadas que dão acesso à Casa de Máquinas.
Mas como podemos ver nesta fotografia, não aconteceu nada do que estava combinado.
Quando o Dr. Mário Soares chegou ao Elevador, eu conforme estava combinado estava na casa de máquinas a olhar para a caixa de teste do comando Multi-Mic, mas só via os contactores de Abertura e Fecho de portas a ligar e desligar.
Entrava e saía o excesso de carga, e eu não sabia o que estava a acontecer lá em baixo, a torre do elevador tem perto de 40 metros de altura, tantas vezes ligaram e desligaram os contactores, que a Placa de Micro acabou por fazer um "reset".
Conclusão: o elevador acabou por vir para cima em
manobra de reciclagem, eu fiquei em pânico, quando ele parou fui para as escadas ver quantas pessoas tinham subido com o Presidente, eram mais de vinte, até
o Duque da Ribeira veio na primeira viagem, toda a gente
quis vir com o Dr. Mário Soares.
Outra fotografia do Elevador da Lada na Ribeira do Porto.
Chegado
ao piso superior, o Dr. Mário Soares viu que do passadiço não
conseguia ver o Mar de Gente que enchia toda a zona da
Ribeira para o
ver, e quis subir para o patamar ao nível da Casa de Máquinas, aí como eu
estava nas escadas o Dr. Mário Soares cumprimentou-me, e lá subiu atrás de
mim.
Nesta fotografia podemos ver as escadas que dão acesso ao patamar do piso superior, e à casa de máquinas do elevador.
E foi por estas escadas, por onde subiu o Dr. Mário Soares, homem de coragem, conheço
muita gente que nem se aproximaria desta escada.
Eu subi as escadas à frente do Dr. Mário Soares, mas como é evidente quando chegamos lá acima saí do campo de visão, fui para a parte de trás para a entrada da Casa de Máquinas.
O Dr.
Mário Soares ficou sozinho a acenar para aquele mar de gente, que lá
de baixo gritava Soares é fixe, foi uma situação de muito stress, mas ao mesmo
tempo foi muito emocionante por ver a coragem de um senhor com perto de 80
anos, subir por aquelas escadas, só para saudar o povo que lá em baixo o
aplaudia.
-Nesta publicação utilizei fotografias do Hotel Vermar na Póvoa de Varzim, da Torre do Aeroporto do Porto, utilizei a página do já extinto Jornal O Comércio do Porto, sobre a Presidência Aberta que o Dr. Mário Soares fez ao Porto.
-A página do jornal O Comercio do Porto foi-me enviada pelo Eng. António Vasconcelos da Efacec, as restantes fotografias são de várias origens, como a Geo Porto, a Porto Lazer e outros.
Fernando Almeida
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