quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ano de 2020 - por terras de Trás-os-Monte e Alto Douro, Macedo de Cavaleiro, Serra de Bornes, e o Hotel & Spa de Alfandega da Fé, com os seus elevadores panorâmicos da Efacec, mesmo no topo da Serra.

Macedo de Cavaleiros.

Saímos cedo de casa rumo a Macedo de Cavaleiros, onde íamos fazer a nossa primeira paragem.

Entramos na auto-estrada A4 em Valongo, passamos Amarante, e pouco depois já estávamos a entrar no Túnel do Marão.

Túnel do Marão tem um comprimento de 5,7 km.

Vamos agora entrar no Túnel do Marão, vão ser 5,7 km sem ver a luz do dia.

Já vamos a meio do Túnel do Marão, nunca mais aparece a luz do dia.

Saímos do Túnel do Marão e logo à frente passamos o viaduto sobre o Rio Corgo em Vila Real.

O viaduto sobre o Rio Corgo em Vila Real.

..........

Chegamos a Macedo de Cavaleiros a meio da manhã.

Macedo de Cavaleiros.

E cá estou eu já em Macedo de Cavaleiros junto do edifício dos Paços do Concelho.

Macedo de Cavaleiros, a minha companheira nestas andanças.

Em Macedo de Cavaleiros.

Andamos toda a manhã a passear por Macedo de Cavaleiros, e vou confessar ao contrário do que costuma acontecer não tirei muitas fotografias.

Visitamos a Igreja de Macedo de Cavaleiros.

A Igreja de Macedo de Cavaleiros.

Almoçamos em Macedo de Cavaleiros e logo depois arrancamos rumo ao Hotel & Spa de Alfândega da Fé, que fica mesmo no topo da Serra de Bornes, conforme estava planeado.

Chegamos ao Hotel ainda não eram 15h00.

Como não tirei fotografias do interior do hotel vou agora utilizar algumas do "site" oficial.

Já tinha estado neste hotel à mais de 20 anos, na altura ele ainda estava em construção e foi a Efacec quem montou lá os Elevadores.

Quando estive lá à mais de 20 anos já dava para perceber que o hotel ia ficar bonito, e muito bem enquadrado porque fica mesmo no alto da Serra de Bornes, com umas vistas soberbas, mas superou as minhas expectativas.

O hotel tem 3 pisos, ficamos alojados num quarto no piso inferior ao nível do monte, no piso intermédio o hotel tem várias salas de lazer, e tem uma imponente lareira que deve dar muito jeito, que por estes lados deve fazer muito frio no Inverno.

A imponente lareira do Hotel & Spa de Alfandega da Fé.

No lado esquerdo do hotel tem um ginásio, tem 2 piscinas, uma interior e uma exterior de borda infinita, e uma sauna panorâmica.

A piscina exterior é de borda infinita, parece que estamos no topo do Mundo.

piscina exterior de borda infinita.

A sauna exterior é panorâmica, está colocada num pedestal que fica mesmo na borda de um precipício de mais de 1000 metros, no topo da Serra de Bornes.

A sauna panorâmica e a piscina exterior de borda infinita.

Gosto muito destas fotografias onde só o hotel e os cumes das montanhas ficam fora do nevoeiro.

Outra fotografia onde só o hotel e os cumes das montanhas ficam fora do nevoeiro.

Ficamos num quarto no piso inferior, mesmo ao nível do topo da Serra.

Mal entrei no quarto pousei as malas e fui logo abrir as janelas, e como imaginava da varanda do quarto temos uma vista soberba, vemos quilómetros de montanhas à nossa frente.

Da janela do nosso quarto conseguimos ver quilómetros de montanha à nossa frente.

..........

A sauna exterior panorâmica vista da varanda do nosso quarto.

Depois de arrumar as malas saí do quarto e fui logo para a parte de trás do hotel, para ver os Elevadores Panorâmicos da Efacec.

E cá estão os Elevadores Panorâmicos da Efacec, que recordações, já se passaram mais de 20 anos desde que estive aqui, nessa altura o hotel ainda estava em construção a montagem dos elevadores ainda não estava concluída.

Nessa altura à mais de 20 anos andei em cima da cabina em Manobra de Revisão, e as Montanhas vistas de cima da cabina eram uma visão impressionante.

Quem montou os 3 Elevadores Hidráulicos da Efacec neste hotel foi o António Rodrigues de Recarei, o Toní como é conhecido actualmente está na Suiça também a montar Elevadores, mandei-lhe o anexo para ele ver esta publicação e ele ficou todo contente.

O supervisor da montagem foi o Ismael Santos, para matar saudades liguei com o Ismael Santos que actualmente trabalha na Delegação da Schindler Elevadores em Braga, e também ele mais de 20 anos depois ainda se lembrava de todos os pormenores desta montagem.

O Ismael lembrava-se também destes Elevadores, que até me contou algumas peripécias que lhe aconteceram durante a vistoria, que foi feita pela "DGE" do Porto.

Eu junto dos Elevadores Panorâmicos, que foram montados pela Efacec neste hotel no topo da Serra de Bornes.

E agora vou pôr algumas fotografias que tirei nas traseiras do hotel, as montanhas vista daqui, mesmo da borda do precipício são impressionantes.

As Montanhas para o lado de Espanha, vistas da traseira do hotel.

Nas traseiras do hotel, ao fundo vemos as Montanhas para o lado do Norte para o lado de São João da Pesqueira.

As Montanhas vistas para o lado do Norte, para o lado de São João da Pesqueira, vistas da traseira do hotel, vemos ao longe algumas aldeias.

Ainda nas traseiras do hotel junto da Sauna Panorâmica.

A Sauna panorâmica que tem as 4 sapatas assentes quase na borda do precipício.

Junto ao precipício nas traseiras do hotel, ao fundo vemos as Montanhas para o lado de Espanha.

Ainda junto ao precipício nas traseiras do hotel, ao fundo vemos as Montanhas para o lado de Espanha.

Junto da Sauna panorâmica, lá ao fundo vemos as montanhas para o lado do Norte, São João da Pesqueira.

Ainda nas traseiras do hotel junto ao precipício, agora vemos as Montanhas para o lado do Norte, Vila Nova de Foz Côa.

Ainda nas traseiras do hotel junto ao precipício, mas agora vemos ao fundo as Montanhas para o lado de Espanha.

Encontrei vários cogumelos na vegetação que existe nas traseiras do hotel, e resolvi fotografar este porque nunca vi nenhum com este tamanho, e parecia que estava coberto com pepitas d'ouro.

A nossa estadia era só com pequeno almoço mas resolvemos jantar no hotel.

Antes de ir para a Sala de Jantar fui lá fora ao parque buscar os casacos que estavam no carro, e nunca tive uma sensação tão grande de como a Noite pode ser escura, só existia uma pequena claridade vinda do Céu, o resto era tudo negro.

A Sala de Jantar do hotel.

O meu jantar foi uma alheira, mas servida assim deixou-me sem palavras.

O jantar da minha companheira destas andanças, e como se vê, os pratos vem tão bonitos que até é uma pena serem tocados.

Sobremesas do hotel.

Mais sobremesas do hotel.

E como costumo dizer "prontus" vou terminar por aqui esta minha história do Hotel e dos seus Elevadores Panorâmicos na Serra de Bornes, mas a minha volta por terras Transmontanas não vai ficar por aqui.

Ainda vou visitar a aldeia de Bornes que fica mais lá para baixo, depois vou a Torre de Moncorvo, vou passar pela Estação do Pocinho e depois ainda vou até Foz Côa visitar o Museu.