quarta-feira, 26 de maio de 2021

 Ano de 2016, um passeio até ao Peso da Régua, para ver o Comboio Histórico a Vapor.


 Ano de 2016, a cidade da Régua é um local por onde já passei dezenas de vezes, mas como digo é uma cidade que utilizo sempre como passagem, porque os meus destinos acabam por ser Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira, Viseu, etc...

 A Locomotiva nº 0186 que puxa o comboio histórico do Douro, parado na gare da Estação de São Bento no Porto.



 A Locomotiva nº 285 parada na Estação do Peso da Régua.

 Num belo dia de Sol do ano de 2016 resolvi fazer uma visita à cidade do Peso da Régua.

 Fomos de carro, entramos na A4 em Valongo, saímos da Auto-Estrada em Amarante e depois seguimos pela estrada Nacional passando por Mesão Frio, para apreciar a paisagem a caminho da Régua.

 Como tínhamos alguma curiosidade em conhecer a Cidade de Baião, fizemos um pequeno desvio e fomos até lá tomar café e conhecer a Cidade.

 2016 - Fomos até à Igreja Matriz da Cidade de Baião, não conseguimos visitar o seu interior porque estava a decorrer uma Missa.  

 2016 - Num jardim na Cidade de Baião. 

 2016 - Num jardim na Cidade de Baião. 

 2016 - Demos uma volta pela Cidade de Baião, e aproveitamos para ver onde eram as instalações dos Registos e Notariado.

 Saímos de Baião e continuamos a viagem para o nosso destino final, que era a Régua onde chegamos ainda da parte de manhã.

 2016 - Chegamos à Régua, ainda na parte da manhã andamos a passear junto da marginal do Rio Douro, esta fotografia foi tirada junto da nova Marina ainda cheira a verniz.  

 2016 - Na Régua junto à nova Marina.  

 ..........  

 .......... 

 2016 - Saímos da Marina, e como estava na hora de almoço fomos almoçar a um Restaurante muito simpático mesmo na marginal do Rio Douro.

 2016 - Depois de almoço fomos tomar café a uma esplanada no Cais da Régua, onde atracam os barcos de Cruzeiro que fazem a viagem entre a Régua e o Porto, e como estava muito Sol compramos uns chapéus, e resolvemos tirar mais algumas fotografias com as bonitas paisagens da margem esquerda do Rio Douro como fundo.

 2016 - Agora já na parte de tarde junto ao cais de acostagem dos Barcos de Cruzeiro da Régua, mas já com os chapéus de Sol, ao fundo podemos ver as bonitas paisagens na margem esquerda do Rio Douro.

 ..........

 ..........







 Em todas estas fotografias que tiramos junto ao cais na Régua, vemos na margem esquerda do Rio Douro uma Silhueta que é o ponto mais alto da paisagem, essa Silhueta é a imagem de marca dos Vinhos da Sandeman.

 Nas Caves da Sandeman, em Vila Nova de Gaia, existe a mesma Silhueta que vemos na margem esquerda do Rio Douro no Peso sa Régua.

 2016 - Ainda na parte de tarde junto ao cais de acostagem dos Barcos de Cruzeiro da Régua, com a margem esquerda do Rio Douro como fundo.

 ..........

 ..........

 Saímos do Cais da Régua e andamos a passear pela Zona das Pontes.

 No Peso da Régua existem 3 Pontes que fazem a ligação para a margem esquerda do Rio Douro.

 Aqui nesta fotografia com vista do lado da Régua, conseguimos ver as 3 pontes.

 A Primeira Ponte que é a ponte mais antiga, é uma ponte metálica que  estava à muito desactivada, mas felizmente foi reabilitada e actualmente serve como ligação pedonal entre as margens do Rio Douro.

 A Segunda Ponte, é a que faz a ligação pela estrada Nacional desde o Peso da Régua para o lado de Lamego, de Tabuaço, de São João da Pesqueira e de todos os destinos a Sul, por esta ponte já passei muitas dezenas de vezes.

 A Terceira Ponte é o Viaduto da Auto-Estrada A24, que faz a ligação de Vila Real para a Régua e continua para Lamego.  

 Uma vista aérea onde conseguimos ver as três Pontes existentes no Peso da Régua.



 ..........

 Outra vez as três pontes do Peso da Régua, mas agora vista a partir da margem esquerda do Rio Douro.

 ..........

 Ainda na margem esquerda do Rio Douro no lado contrário ao Peso da Régua.

 ..........

 Ainda na margem esquerda do Rio Douro, agora mesmo por baixo do Viaduto da A24 que faz a ligação de Vila Real para Lamego.

 Agora já na margem direita do Rio Douro, no lado do Peso da Régua, vemos o Viaduto da A24 que faz a ligação de Vila Real para Lamego, e o acesso desde o Peso da Régua para a A24.

 Continuando agora sempre na margem direita do Rio Douro no lado do Peso da Régua.

 Continuando na margem direita do Rio Douro no lado do Peso da Régua. 

 ..........

 Saímos da zona das Pontes e fomos dar uma volta por algumas ruas no centro do Peso da Régua.

 Passamos pelo Museu do Douro, que fica próximo da marginal.

 Passamos pela Casa do Douro.

 Depois passamos por uma Rua que tinha estes bonitos painéis de Azulejo, e como eu adoro este tipo de painéis em Azulejos, e ainda gosto mais quando a cor predominante dos azulejos é o Azul.

 ..........

 ..........

 Todos os painéis de Azulejos tem representações de passagens da vida na Região do Douro, mas depois olhei bem e vi a imagem do Marquês de Pombal, não entendi o porquê de aparecer o Marquês num dos painéis.

 Depois caminhei mais um bocado e passei numa Rua com o nome de Rua do Marquês de Pombal, aí vi logo que devia ter existido algum tipo de ligação do Marquês de Pombal com a Régua.

 Procurei a ligação do Marquês de Pombal com a Régua e fiquei a saber que: A Régua só passou a Concelho no ano de 1838, já muito depois da época Pombalina, mas que toda a importância que actualmente lhe é reconhecida, foi iniciada com a criação na Régua, da Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, por ordem do Marquês de Pombal, no ano de 1756.   

  A Rua do Marquês de Pombal na Régua.

 Andamos durante algum tempo a passear por algumas ruas, e depois fomos para a Estação dos Caminhos-de-ferro do Peso da Régua, para ver o famoso Comboio Histórico a Vapor, que era o nosso principal objectivo.

 A Estação dos Caminhos-de-Ferro no Peso da Régua, que era o nosso principal objectivo.

 O Interior da Estação dos Caminhos-de-Ferro no Peso da Régua, que era o nosso principal objectivo. 

 O Comboio Histórico a Vapor faz actualmente o percurso entre as Estações do Peso da Régua e a Estação do Tua, estão envolvidos nesta operação cerca de 20 funcionários.  

 2016 - Agora aqui já na frente do famoso Comboio Histórico a Vapor.  

 2016 - Ainda na frente do famoso Comboio Histórico a Vapor.  

 Metade das Carruagens deste Comboio Histórico são revestidas a Madeira e estão tão bem conservadas que é difícil parar de lhes tirar fotografias.

 2016 - Com um pé no Estribo de uma das carruagens em Madeira, do Comboio Histórico a Vapor.  

 ..........  

 2016 - No Comboio Histórico a Vapor, junto a uma das Carruagens revestidas a Madeira. 

 .......... 

 .......... 

 .......... 

 .......... 

 2016 - As antigas instalações que funcionavam como armazéns na Estação dos Caminhos-de-ferro no Peso da Régua, foram restauradas e reaproveitadas para outros fins.  

 2016 - Junto à Locomotiva do Comboio Histórico a Vapor, que estava em Manutenção para arrancar para mais uma viagem até ao Tua.  

 ..........

 .......... 

 2016 - Junto à Locomotiva do Comboio Histórico a Vapor, que estava em Manutenção para arrancar para mais uma viagem até ao Tua, podemos ver o técnico a lubrificar os grassés.    

 .......... 

 .......... 

 .......... 

 .......... 

  As carruagens dianteiras do Comboio Histórico são revestidas a chapa Metálica, pintadas com na cor Verde, que acho que devia ser a sua cor original.

 2016 - Junto às carruagens dianteiras do Comboio Histórico a Vapor, que são revestidas a chapa Metálica pintadas na cor Verde.  

 .......... 

 .......... 

 .......... 

 2016 - E pronto para terminar, cá estou eu na frente da Locomotiva do famoso Comboio Histórico a Vapor.  

 2016 - A minha companheira nestas andanças, também na frente da Locomotiva do Famoso Comboio Histórico a Vapor.

 E cá está a Locomotiva a Vapor nº 0186, que puxa as Carruagens do Comboio Histórico que circula na Linha do Douro, entre as Estações do Caminho de Ferro do Peso da Régua e a Estação do Tua.

 E para terminar, muito importante se alguém for dar um passeio até à cidade do Peso da Régua, nunca se deve esquecer de comprar alguns saquinhos dos famosos Rebuçados da Régua, que são deliciosos. 

 E para terminar, muito importante se alguém for em passeio até à cidade do Peso da Régua, nunca se deve esquecer de comprar alguns saquinhos dos famosos Rebuçados da Régua, que são deliciosos. 

Fernando Almeida 

Sem comentários:

Enviar um comentário