terça-feira, 5 de abril de 2022

 Um passeio de barco pelo Rio Douro, até à Ilha dos Amores.

 A Ilha dos Amores, é uma pequena ilha que fica na zona de Entre-os-Rios, fica no Rio Douro um bocado acima do local onde o Rio Paiva desagua no Rio Douro. 




 Saímos da Marina de Gondomar, parámos na Marina das Medas para tomar café, depois fomos rio acima até à Ilha dos Amores.



 A Marina de Gondomar, a marina de Medas e muitas outras marinas só existem a partir da altura em que foi construída a Barragem de Crestuma-Lever, que tem uma bacia de muitos quilómetros de comprimento.

 A Ilha dos Amores, que como já disse fica na zona de Entre-os-Rios, actualmente, como vemos a ilha já tem um ancoradouro, mas como veremos quando lá fomos na década de 1990 ainda não tinha, e tivemos que desembarcar em cima de umas rochas.



 A Ilha dos Amores.



 ..........



 A Ilha dos Amores.



 A Ilha dos Amores.

 Apesar de já ter passado mais de 30 anos ainda me lembro bem desse passeio de barco, íamos a subir o rio e eu resolvi sentar-me na proa do barco, o meu primo acelerou o barco, e olha foi a última vez que vi o meu boné de marinheiro.





 Apesar de já ter passado mais de 30 anos ainda me lembro bem desse passeio de barco, íamos a subir o rio e eu resolvi sentar-me na proa do barco, o meu primo acelerou o barco, e olha foi a última vez que vi o meu boné de marinheiro.

 Tirei algumas fotografias desse nosso passeio que fizemos na década de 1990, em que subimos de barco o Rio Douro desde a Marina de Gondomar até à Ilha dos Amores.



 Década de 1990, o desembarque na Ilha dos Amores.

 Na altura ainda não existia o ancoradouro, tivemos que amarrar o barco a uma árvore, nesta fotografia estão os meus filhos e os filhos do meu primo sentados na proa do barco, à espera que amarrasse-mos o barco para desembarcarem.




 Década de 1990, finalmente já estamos todos em terra firme, o desembarque correu bem.



 Década de 1990, na Ilha dos Amores.





 Década de 1990, na Ilha dos Amores.



 Década de 1990, na Ilha dos Amores, uma fotografia com o meu filho mais novo a fazer uma pose para a posteridade.

 Na Ilha dos Amores tem vestígios de umas construções com paredes granito, com aspecto de serem muito antigas.

 Recentemente no ano de 2018, num passeio que fizemos para ir até às Minas do Pejão, fomos pela estrada de Castelo de Paiva, e paramos num miradouro com uma vista muito linda para a Ilha dos Amores, e para o local onde o Rio Paiva desagua no Douro, e aproveitei para tirar umas fotografias.




 Ano de 2018 - no miradouro da estrada para Castelo de Paiva, de onde se vê a Ilha dos Amores e o Rio Paiva a desaguar no Douro.





 Ano de 2018



 Ano de 2018 - A Ilha dos Amores vista do Miradouro no caminho para Castelo de Paiva, o Rio Douro é o que vem pela esquerda, no lado direito vemos o Rio Paiva a desaguar no Rio Douro.



 Arranjei não sei onde esta antiga fotografia que deve ter sido tirada no mesmo miradouro, na estrada que vai de Entre-os-Rios para Castelo de Paiva, no lado esquerdo vemos o Rio Douro, e no lado direito vemos o Rio Paiva a desaguar no Rio Douro.

 Como podemos ver nesta antiga fotografia antes da construção das barragens, quando o Douro tinha pouco caudal, dava para ir a pé até à Ilha dos Amores.

 Saímos da ilha, e no caminho de regresso paramos num parque de merendas do lado de Gaia, onde comemos o farnel que tínhamos levado, e "prontus" terminou assim este nosso passeio de sábado até à Ilha dos Amores.

Fernando Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário