Ano de 2005, um passeio de comboio desde o Porto até à Régua, com regresso num Barco
de Cruzeiro.
Barco de Cruzeiro na Ribeira do Porto.
Em 2005, o meu filho mais novo então com 11 anos ainda nos acompanhava, que saudades desses tempos, fui procurar e encontrei algumas fotografias desse nosso passeio.
A Gare de embarque da Estação de São bento, de onde partem os Comboios em direcção ao Minho e ao Douro Litoral.
Nesse nosso passeio até à Régua em 2005 fizemos a viagem de Comboio desde a Estação de São Bento no Porto, e fomos directos até à Estação do Peso da Régua.
Depois a viagem de regresso ao Porto foi feito num Barco de Cruzeiro desde o Cais da Régua até ao Cais de Gaia.
O almoço foi servido no Barco de Cruzeiro enquanto fazia-mos a viagem de regresso ao Porto, o barco tinha um piso inteiro destinado a funcionar como Restaurante.
..........
..........
..........
No dia da viagem saímos muito cedo de casa, fomos de carro até próximo da Estação de São Bento, parei o carro numa rua próximo da Sé do Porto e fomos directos para a estação.
O comboio saiu do Porto em direcção à Estação do Peso da Régua às 7h00 da manhã, era um comboio muito luxuoso, parecia que íamos de avião em classe executiva.
Parte da viagem de Comboio na linha do Douro é feita pelas margens do Rio Douro, onde existem bonitas paisagens.
Comboio na linha do Douro.
Comboio na linha do Douro.
2005 - O Comboio chegou à Estação do Peso da Régua a meio da manhã.
A cidade da Régua é um local por onde já devo ter passado muitas dezenas de vezes, mas como digo é uma cidade só de passagem, porque os meus destinos acabam por ser Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira, Viseu, etc...
2005 - Já estamos na Estação do Peso da Régua, num plano superior de onde conseguimos ver toda a Estação.
Nesta fotografia aparece lá bem no alto uma silhueta que é o ponto mais alto da paisagem, essa Silhueta é a imagem de marca dos Vinhos da Sandeman.
Nas Caves da Sandeman, que ficam na marginal de Vila Nova de Gaia, existe a mesma Silhueta, que é a imagem de marca dos Vinhos da Sandeman.
2005 - Outra fotografia tirada no mesmo local da anterior, num ponto mais elevado da Estação dos Caminhos de Ferro do Peso da Régua, mas agora com vista para o lado das pontes que ligam para o lado do Sul, na direcção de Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Viseu, etc...
Terminada a visita às Caves do Vinho do Porto, toda a gente voltou a entrar nas camionetas, que nos trouxeram de volta para o centro da Régua, andamos um bocado a passear pelo centro da cidade, mas ao meio dia em ponto fomos para o Cais de Embarque, porque o Barco de Cruzeiro já estava há nossa espera, para fazer-mos a viagem de regresso ao Porto.
Barcos de Cruzeiro parados no cais de embarque da Régua, fotografia com vista para jusante do Rio Douro, para o lado da entrada na cidade de quem vem de Amarante pela estrada Nacional.
Ainda os Barcos de Cruzeiro parados no cais de embarque da Régua, mas agora com vista para montante do Rio Douro, para o lado das pontes que ligam para o lado do Sul, na direcção de Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Viseu, etc...
..........
2005 - Nós já no Barco de Cruzeiro a navegar desde a cidade do Peso da Régua, em direcção ao Porto.
O Barco de Cruzeiro continuando na sua viagem de descida do Rio Douro, desde o Peso da Régua até ao Porto.
Sala restaurante do barco onde foi servido o almoço.
2005 - Nós na viagem de regresso desde o Peso da Régua, até ao Porto no barco de Cruzeiro, aqui nesta fotografia já estamos na sala restaurante do barco onde foi servido o almoço.
2005 - Nós na sala Restaurante do Barco de Cruzeiro, na viagem de regresso desde o Peso da Régua até ao Porto.
O Barco de Cruzeiro continuando na sua viagem de descida do Rio Douro, desde o Peso da Régua até ao Porto.
2005 - O Barco de Cruzeiro a aproximar-se da Eclusa de navegação da Barragem do Carrapatelo, na sua viagem de descida do Rio Douro desde o Peso da Régua até ao Porto.
2005 - Nós no Barco de Cruzeiro já dentro da Eclusa de Navegação da Barragem do Carrapatelo, as enormes portas da Eclusa a montante já estão fechadas e a Eclusa começa a ser esvaziada, para que a água atinja o nível a jusante do rio.
Aqui nesta fotografia já estamos com a água a sair da Eclusa, o barco já começa a descer, vai continuar a descer até que a água dentro da Eclusa atinja o nível do Rio Douro a Jusante da Barragem.
2005 - O meu filho aqui já está com cara de apreensão pois o barco nunca mais parava de descer, esta Eclusa da Barragem do Carrapatelo como é muito alta impõe bastante respeito.
A construção desta Barragem do Carrapatelo no Rio Douro foi iniciada em 1965, e foi concluída em 1972, foi a primeira Barragem em Portugal a ter uma Eclusa de Navegação, com uma altura de mais de 30 metros impõe mesmo bastante respeito.
2005 - Nós aqui com o Barco ainda a descer, está quase a atingir o fundo da Eclusa de navegação da Barragem do Carrapatelo, ainda se podem ver as caras de apreensão, a altura desta Eclusa assusta um bocado.
Saindo da Eclusa de navegação da Barragem do Carrapatelo, o Barco de Cruzeiro continua na sua viagem de descida do Rio Douro, desde o Peso da Régua até ao Porto.
O Barco de Cruzeiro na sua descida desde o Peso da régua até ao Porto, está agora a aproximar-se da Eclusa de navegação da Barragem de Crestuma-Lever, que é a última Barragem antes da cidade do Porto.
2005 - Agora o Barco de Cruzeiro está prestes a sair da Eclusa de navegação da Barragem de Crestuma-Lever, depois de passar esta Barragem ficamos com o caminho livre até ao Porto.
Depois do esvaziamento da Eclusa de Navegação da Barragem de Crestuma-Lever até a água atingir o nível do rio a jusante, as enormes portas da Eclusa abrem-se, para que o Barco de Cruzeiro possa continuar a sua viagem de descida do Rio Douro, desde o Peso da Régua até ao destino final que é o Porto.
Finalmente no fim do dia o Barco de Cruzeiro chegou ao Porto, só falta dar a volta para atracar no cais de Gaia, e lá teremos que ir a pé até lá acima à Sé, onde o carro está estacionado.
E assim terminou esta nossa viagem de Comboio desde a Estação de São Bento no Porto, até ao Peso da Régua, com regresso ao Porto num Barco de Cruzeiro, no ano de 2005.
Fernando Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário