Histórias do tempo da Efacec Elevadores S.A.
Ano de 1994 - O Elevador da torre de Comunicações.
Ao longo dos mais de 43 anos que trabalhei sempre ligado aos Elevadores, passei por muitas dezenas de Edifícios onde onde foram montados elevadores da Efacec.
Alguns desses edifícios deixaram-me muitas memórias e também muitos cabelos brancos, mas ainda me lembro de todas as instalações por onde passei com muito carinho, e na maioria dos casos até me lembro de quem montou cada cada um destes Elevadores.
Um dos edifícios que foi equipado com um Elevador da Efacec que me criou muitos cabelos brancos, foi o desta torre de Comunicações em Vila Nova de Gaia.
Alguns desses edifícios importantes onde foram montados Elevadores da Efacec, devido à complexidade da Montagem até tinham a honra de fazer parte dos folhetos publicitários da Efacec Elevadores S.A.
Um folheto publicitário da Efacec Elevadores S.A.
Foi neste folheto publicitário da Efacec Elevadores S.A, que apareceu a torre de Comunicações de Vila Nova de Gaia, junto com muitos outros Edifícios Importantes, onde também foram montados Elevadores da Efacec.
E cá está a torre de Comunicações, junto com muitas outras instalações importantes onde foram montados Elevadores da Efacec.
Conheci bem e andei a trabalhar em todos estes edifícios porque esses Elevadores eram equipados com Comandos Multi-Mic, e como era eu quem tratava da sua preparação, depois tinha que acompanhar a Montagem e a posta em marcha dos Elevadores.
Embora a montagem deste Elevador já tenha sido em 1994, ainda
me lembro bem desta montagem, lembro-me do Zé Laranjeira, do Zé Crespo e do Álvaro Duarte, que foi o supervisor da obra.
Toda a montagem deste Elevador foi bastante complexa e para dificultar ainda mais a montagem a Casa de Máquinas é em baixo, fica mesmo na vertical por
debaixo do Poço do Elevador.
Este elevador tem uma Máquina RXX de engrenagem, Senfim / Roda de Coroa, tem um Motor é de 22 kw e tem um sistema de travagem de duplo efeito, tudo de fabricação Efacec.
A Máquina, o Motor, e todo o sistema de travagem, tudo de fabricação Efacec.
A Máquina, o Motor, e todo o sistema de travagem, tudo de fabricação Efacec.
A
Cabina deste Elevador da Torre de Comunicações.
As Portas Automáticas deste Elevador da Torre de Comunicações tem 2,5 metros de altura e são da Selcom, modelo RC 24.
O
poço do Elevador desta Torre de Comunicações é redondo, e no seu interior tem
montada uma estrutura metálica onde estão fixadas as Guias do Elevador, e a escadaria que
vai até ao Topo da Torre.
A estrutura metálica do poço do Elevador.
..........
..........
A Botoneira
de Cabina, como vemos os pisos são indicados com a cota em metros que tem acima do nível do Mar.
Para fazer este tipo de posição com 5 "display's", foi necessário montar um pequeno quadro de comando por cada um dos indicadores de posição.
Era
este o esquema para comandar os 5 "display's" de cada uma das
posições digitais.
Como podemos ver neste esquema para fazer a ligação entre a placa de codificação, e a placa de posição digital, que tinha 5 "display's" foram necessárias passar 40 linhas, mas no final a solução embora desse muito trabalho até ficou bonita.
O piso inferior fica na cota 208,25 metros, acima do nível do Mar.
E agora nesta fotografia tirada do nível do rio junto ao Freixo, vemos lá em cima a torre
de Comunicações a mais de 350 metros acima do nível do Rio.
Em
1994 fazer o projecto e a preparação de um Comando "Multi-Mic" igual ao desta
torre era extremamente trabalhoso, porque todos os planos eram feitos directamente para a
instalação.
Por por cada instalação onde era aplicado um destes Comandos "Multi-Mic" era necessário fazer dezenas de planos, com a agravante de que todos esses planos eram feitos à mão.
Por exemplo só para esta
instalação tenho 45 páginas "A4", se for a contar com todos os outros
documentos como encomendas de materiais ao exterior, encomendas internas,
transferência de valores entre ordens de fabrico, etc, ficava com uma
pasta relacionada só com o comando, e toda a parte eléctrica com mais de 100
documentos.
Este Comando "Multi-Mic" deixou de ser fabricado pela Efacec nos finais dos ano 90, quando surgiu o "Comando "cpu", mas actualmente ainda existem algumas dezenas destes comandos em funcionamento.
Mas
como tudo na vida o "Comando Multi-Mic" deste Elevador foi
envelhecendo, e começou a dar muitos problemas, primeiro avariou o Conversor de
Frequência que era da "abb", foi substituído por um Conversor da "vacon".
Mais tarde acompanhei o Vasco Dias, e o Emídio Simões a uma reunião com o responsável pela Manutenção da torre, e consegui-mos convencê-lo que para acabar com as avarias frequentes era necessário substituir o Comando completo, mas que aproveitaríamos o Conversor de Frequência da "vacon", que era o componente mais caro.
Foi
então montado um novo Comando
"cx", com todos os seus
periféricos, toda a instalação eléctrica foi substituída, foram montadas novas
botoneiras, de cabina, e de patamar, mas já com indicadores de posição em "lcd".
As novas Botoneiras de Patamar também tem um indicador de posição em "lcd", que indica o piso onde estamos.
Por exemplo neste caso a cabina
está no piso 6 na cota 320,20 metros acima do nível do Mar, neste
"lcd" das botoneiras de patamar como
fundo também aparece a fotografia
da Torre de Comunicações".
E como costumo dizer prontus, acabei, se alguém vier a ler a história deste Elevador da torre de Comunicações espero que tenha gostado.
Agradeço ao João Fonseca e ao Daniel Monteiro que me arranjaram algumas das fotografias que publiquei, de resto todos os documentos, esquemas eléctricos, e outros aqui publicados já estão obsoletos e fora d'uso, só os tenho guardados como recordação do tempo em que trabalhava na Sala de Estudos da Efacec Elevadores S. A.
Fernando Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário