O
Worl Trade Center.
O
Worl Trade Center.
Cada
uma das Torres do Worl Trade Center estava equipada com 95 elevadores e 3
Monta-Cargas.
As
Torres estavam divididas em três zonas, a Zona 1 ia do piso 1 até ao
piso 43, a Zona 2 ia do piso 44 até ao piso 77, a Zona 3 ia
do piso 78 até ao piso 110.
Cada
uma dessas três zonas estava equipada como se fosse um edifício independente, as duas zonas superiores Z2 e Z3 estavam ligadas ao nível da rua por
duas baterias de Elevadores, designadas por R1 e R2.
A
Bateria R1 era composta por 11
Elevadores com capacidade para 60 pessoas, 4500 Kg, com a velocidade de 8 m/s.
A Bateria R2 era composta por 12 Elevadores com capacidade para 60 pessoas, 4500 Kg, com a velocidade de 8 m/s.
Faço
esta publicação em homenagem às milhares de pessoas que perderam a vida no
atentado de 11 de Setembro de 2001 às Torres Gémeas do World
Trade Center, em New York, entre eles estavam 5 Portugueses.
Muitas
das pessoas que terão ficado encarceradas dentro das cabinas dos elevadores,
nem se devem ter apercebido do que aconteceu, o impacto dos aviões nas Torres
deve ter provocado de imediato um corte geral de energia que deve ter feito
parar todos elevadores, é horrível pensar que as pessoas terão ficado a
tocar no alarme pois este é alimentado por baterias e mantém-se sempre
activo.
Terão
ficado a tocar no alarme à espera de serem resgatados do interior das cabinas
pelos Técnicos dos Elevadores.
Imagino
que devem ter sido chamado todos os técnicos da Empresa
de Manutenção dos Elevadores, muitos desses técnicos também devem ter
sido vitimas quando as Torres Colapsaram.
Só para termos a noção da altura das Torres, ponho esta
foto tirada de cima para baixo, são mais de 400 metros.
Anexo
a seguir as 4 páginas do folheto da Otis, onde está explicado como
teria sido a implantação dos Elevadores se tivesse sido adoptada uma Concepção
Tradicional.
Se
tivesse sido adoptada a concepção tradicional, a área horizontal dos pisos
ficaria práticamente toda ocupada pelos Elevadores, ficando somente um pequeno
espaço junto às janelas, conforme se pode ver na página 2 do
folheto.
Mas
conforme poderemos ver na Página 2 do folheto que ponho a seguir, foi adoptado
um projecto completamente inovador apresentado pela Otis.
Na primeira página do folheto da Otis podemos ver a maqueta das Torres Gémeas, e dos Edifícios
circundantes do World Trade Center.
Nesta segunda Página do folheto da Otis podemos ver o plano com a concepção tradicional, e o plano da Otis que foi o adoptado, se tivesse sido
adoptada a concepção tradicional a área horizontal livre nos pisos seria práticamente
toda ocupada pelos Elevadores.
A
solução apresentada pela Otis foi a adoptada, porque libertou muito mais a área
horizontal livre nos pisos.
Foi a
primeira vez na minha vida que vi esta solução aqui apresentada pela Otis,
considero-a uma Solução completamente inovadora, nunca a vi aplicada em
mais nenhum edifício só lhe encontro um inconveniente que porei mais à frente.
Na terceira página do folheto podemos o plano proposto pela Otis, que foi o adoptado, onde vemos que o edifício foi dividido em 3 Zonas.
O
plano apresentado pela Otis que acabou por ser adoptado era o
seguinte, o Edifício era dividido em Três Zonas, cada uma dessa Zona era
servida como se se tratasse de um Edifício Independente, como descrevo a
seguir.
A Zona
1 ia do piso 1 ao 43, e era servida
por 4 Baterias de Elevadores Sextuplex A1, B1, C1 e D1, portanto 24 elevadores
com capacidade para 21 pessoas, 1600 kg, estes elevadores tinham velocidades
que variavam de 2,50 a 7,00 m/s.
A Zona
2 começava no piso 44 e ia até ao piso 77, existia uma Bateria de Elevadores expressos designada por R1,
com 11 Elevadores com capacidade para 60 pessoas, 4500 kg com
velocidade de 8,00 m/s, estes 11 Elevadores eram Expressos, só funcionavam do
piso de entrada e levavam as pessoas até ao piso 44.
Depois no piso
44 as pessoas tinham que sair desses Elevadores expressos e apanhavam os Elevadores das
Baterias Sextuplex A2, B2, C2 e D2, portanto 24 elevadores que serviam
todos os pisos do 44 ao 77, estes 24 elevadores do 44 ao
77 tinham a capacidade para 21 pessoas, 1600 kg e velocidades
variáveis de 2,50 a 7,00 m/s.
A Zona
3 começava no piso 78 e ia até ao piso 110, existia uma Bateria de Elevadores designada por R2, com 12
Elevadores com capacidade para 60 pessoas, 4500 kg com velocidade de
8 m/s, estes 12 Elevadores Expressos só funcionavam do piso de entrada, e
levavam as pessoas até ao piso 78.
Depois no piso 78 as pessoas tinham que sair desses Elevadores expressos e apanhavam os Elevadores das Baterias Sextuplex A3, B3, C3 e D3, portanto 24 elevadores que serviam todos os pisos
do 78 ao 110, estes 24 elevadores do 78 ao 110 tinham a
capacidade para 21 pessoas, 1600 kg e velocidades variáveis de 2,50 a 7,00
m/s.
Nesta quarta página do folheto da Otis, podemos ver um gráfico
comparativo das alturas de vários edifícios e monumentos de diversas partes do
Mundo.
Quando
analisei este plano apresentado pela Otis, que acabou por ser o
adoptado, achei-o muito inovador nunca tinha visto nada do
género, nem nunca mais vi esta solução aplicada noutro Edifício, o número
de elevadores relativamente a uma solução tradicional foi muito reduzido,
o tempo de viagem para chegar aos pisos também deve ter sido muito reduzido,
relativamente a uma solução tradicional em que os Elevadores iriam a parar piso
a piso.
O
único inconveniente que vejo nesta solução apresentada pela Otis, que
acabou por ser a solução adoptada, é que todas as pessoas que trabalhavam do
piso 44, até ao 110, tinham obrigatoriamente que apanhar 2
elevadores, apanhavam primeiro um expresso, tinham que sair e depois apanhar um
dos elevadores da zona respectiva para irem para o piso pretendido.
Outra fotografia de um Lobby com uma Baterias de Elevadores, esta foto também não é das Torres Gémeas.
Este
folheto onde se pode ver o plano proposto pela Otis para as Torres
Gémeas do World Trade Center, foi-me dado pelo Manuel
Viana que trabalhou comigo primeiro na Efacec Elevadores e depois na
Schindler, sempre como Comercial, anteriormente ele trabalhava
na Otis na Região de Paris.
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Em
memória das vítimas deste trágico dia 11 de Setembro de 2001, todos os anos
nesta data partilharei esta publicação.
Fernando Almeida
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