quarta-feira, 29 de julho de 2015

 A modernização dos Elevadores da torre das Antas no Porto.

 A torre das Antas no Porto.



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 Durante os muitos anos que trabalhei como técnico especialista na Schindler, acompanhei, e vi serem feitas muitas dezenas de modernizações, posso mesmo dizer que este sector de modernizações foi sempre o que me deu mais prazer, porque via a transformação de equipamentos alguns mesmo em final de vida, e outros já dados como mortos.


 Quem vai a descer a Av. Fernão de Magalhães, da Praça Velasquez para a Areosa, passa no lado esquerdo pela Igreja das Antas, e no lado direito pela torre das Antas.

 Com uma boa modernização os antigos Elevadores voltam a ganhar nova vida.

 Na grande maioria das modernizações é quase tudo aproveitado dos elevadores existentes, só são substituídos o Quadro de Comando e todos os seus periféricos, como a instalação eléctrica, as botoneiras de patamar e de cabina, e normalmente também é feita uma nova decoração de cabina.

 Com estas modernizações normalmente consegue-se uma redução no consumo de energia muito significativa, que às vezes se aproxima dos 50% de poupança.

 A poupança é de tal modo significativa, que se pode calcular o número de anos que leva a pagar o valor das modernizações, e alguns clientes chegam mesmo a pedir esse cálculo. 

 Mas se houve uma modernização que me orgulhou mais do que todas as outras foi sem qualquer duvida esta modernização da Bateria Quadruplex da torre das Antas.

 Esta modernização foi feita pelo meu amigo Gorki, e teve o acompanhamento técnico do Jorge Coelho, e a supervisão do Ismael Santos.

 Esta modernização foi bastante complexa, pois durante a sua execução fomos sempre obrigados a ter três elevadores em funcionamento normal, para não criar qualquer dificuldade aos utilizadores do Edifício.

 A modernização constou do seguinte:

 ......Foram substituídas as máquinas de engrenagem "Schindler W250", e foram montadas novas máquinas Planetárias de Alta Eficiência da Schindler.

 Foram estas máquinas Schindler W250 que foram substituídas na torre das Antas, estas máquinas ainda são constituídas por um conjunto motor + máquina de engrenagem (senfim + roda de corôa).

 ......E no seu lugar foram montadas estas novas máquinas Planetárias de Alta Eficiência  da Schindler.


 ......As novas máquinas Planetárias de Alta Eficiência da Schindler que foram montadas na torre das Antas.



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 As novas Máquinas Planetárias tem um duplo sistema de travagem com travões de disco, onde já está incorporada a alavanca de abertura manual do travão em caso de emergência.



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 ......A velocidade nominal do elevador foi mantida a 2,5 m/s, mas foram montados novos limitadores de velocidade.



 Foram montados novos limitador de velocidade, mas a velocidade manteve-se a 2,5 m/s.

 ......Foram também substituídas as portas automáticas que eram "QKS9" da Schindler, por uns novos operadores "DO DSF 9".



 ......Os novos operadores "DO DSF 9", montados na torre das Antas.

 ......Também foi substituído o velhinho Comando Quadruplex - Miconic V, com regulação de velocidade feita com um Dinatron S.

 O comando Miconic V já estava muito envelhecido, tinha muitos milhões de manobras, já começava a ter um número de avarias considerável.

 O sistema de regulação de velocidade por Injecção de DC também está mais do que obsoleto, e tem um grande consumo de energia, mas o que ainda era pior e me desmoralizava mais era quando tinha que ir à torre das Antas e via a confusão que o sistema convencional de chamadas provocava.

 Encontrava o hall de entrada no piso "0", sempre cheio de pessoas há espera dos elevadores, chegava uma cabina, e mal abria as portas entravam o máximo de pessoas possível, e lá arrancava a cabina a parar piso a piso.

 Por causa desta confusão sempre que ia à torre subia no monta-cargas, e mesmo nesse ia quase sempre a parar piso a piso.

 Tenho um familiar que trabalha no 12º andar da Torre que quase todas as semanas me contava aventuras que aconteciam nos elevadores, deixava-me quase sempre envergonhado por  trabalhar em elevadores.

 Os antigos quadros de Comando Quadruplex Miconic V, com regulação de Velocidade feita por um Dinatron S que foram substituídos na torre das Antas.



 As Cartas de Control do antigo Comando que foi substituído na torre das Antas.  



 O Regulador de Velocidade Dinatron S,  do antigo Comando Miconic V, substituído na torre das Antas.

 ......O velhinho Comando Miconic V, foi então substituído por um novo Comando Quadrulex, Schindler - MX-GC.



 ......O novo Comando Quadruplex, Schindler MX-GC, montado na torre das Antas.



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 ......Mas como se costuma dizer a cereja no topo do bolo desta modernização na torre das Antas, foi o novo Sistema de Gestão de Chamadas, "Miconic 10", que vou descrever mais à frente.



 São estes os novos terminais de chamada "Miconic 10", que foram montados, existem 2 em cada patamar.



 Os novos terminais de chamada "Miconic 10" na torre das Antas.

 As cabinas foram redecoradas, e também levaram as novas botoneiras do "Miconic 10", em que não existem botões para marcação dos pisos, existe unicamente um indicador de posição de cabina, os botões de abertura e fecho de portas, o botão de alarme, e na ombreira da cabina existe um indicador onde aparece a indicação dos próximos pisos onde a cabina vai parar.



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 Pormenores da nova decoração das cabinas.



 O Elevador "B" a atender uma chamada prioritária feita na botoneira de patamar "Miconic 10".



 Pormenores da botoneira "Miconic 10" existente no interior da cabina para funcionamento em regimes especiais.

 Como funciona o sistema de chamadas "Miconic 10".

 Ao indicar-mos o andar desejado antes de entrar-mos em qualquer cabina, o sistema "Miconic 10" analisa em tempo real e manda a pessoa para o elevador que o irá levar ao seu andar de destino da forma mais rápida e confortável sem que as cabinas vão sobre-lotadas, nem que vão a parar piso a piso, criando muito desconforto a todas as pessoas que vão no interior das cabinas. 



 Em qualquer um dos pisos da torre das Antas existem 2 terminais de chamada Miconic 10, nesses terminais através de um código especial podemos comutar os elevadores para outro tipo de funcionamento especial, por exemplo para reserva.



 O terminal Miconic 10 que existe na botoneira de cabina abre-se automaticamente quando o Elevador é posto em funcionamento para regimes especiais, como por exemplo em Reserva.

 O elevador comutado para reserva vem ao piso pretendido, abre automaticamente uma portinhola que existe na botoneira de cabina, onde existe um terminal Miconic 10, onde podemos fazer registos e levar a cabina para onde pretendermos. 


 Na ultima vez que fui à torre das Antas, já não encontrei nenhum aglomerado de pessoas à espera dos elevadores como era habitual antes desta modernização.

 Foi esta última ida à torre das Antas que me fez recordar o meu amigo Gorki, e me levou a fazer esta publicação. 

Fernando Almeida 

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