Histórias antigas do tempo da Efacec. Coisas que vão acontecendo quando se é técnico
de elevadores.
No exercício
das minhas funções como Técnico de Elevadores, já tive o prazer de cumprimentar 3 Presidentes da República, mas não posso dizer que desfrutei muito disso, porque em
cada uma das 3 situações fui submetido a grande stress.
A primeira
destas situações aconteceu na década de 1970, no Hotel Vermar na Póvoa de
Varzim.
O Hotel Vermar na Póvoa de Varzim.
Fui eu que fiz a conclusão dos 7 Elevadores que existem neste Hotel Vermar, na altura na década de 1970 ainda trabalhava no
Sector de Montagem da Divisão de
Elevadores da Efacec, na Rua de Sá da Bandeira no Porto.
Este
Hotel tem 4 Elevadores de clientes, 2 com 16 pisos, e 2 com 17, tem um Monta
Cargas com 17 pisos e 2 Monta Pratos com 15 pisos, todos estes 7 Elevadores
tinham Comandos QAS da Efacec, posteriormente os 4 elevadores de clientes, nº1, 2, 3 e 4, já foram modernizados e passaram a Quadruplex, com comandos QCP +
CLP 40.
Eram
estes os antigos Comandos QAS
da Efacec que estavam montados nos
elevadores nº 1, 2, 3 e 4 do Hotel Vermar.
Em
meados dos anos 70 o Hotel Vermar, acolheu um congresso Europeu de
Cardiologia, que ocupou todo o Hotel.
Na altura a sala de conferências do hotel era no 14º andar, o congresso iria decorreu
durante 7 dias, de segunda a domingo, como o hotel ia ficar completamente
lotado, com centenas de médicos para o congresso, foi pedido um Técnico
dos Elevadores, para ficar de piquete 24 horas por dia.
Durante
os 7 dias esse Técnico de Piquete, não podia nunca sair do Hotel, ficava lá a
hospedado, até as refeições tinham que ser feitas no Hotel, em resumo a pessoa
de piquete não podia por o pé fora do Hotel durante os 7 dias, como eu era a
pessoa que melhor conhecia o Hotel fui o escolhido.
A
pessoa convidada para fazer o encerramento do congresso, foi o
então Presidente da Republica o General Ramalho Eanes.
O
Hotel Vermar actualmente é o Axis Hotel Vermar.
No
dia do encerramento do congresso, algum tempo antes da chegada do Presidente,
chegaram uns homens da sua segurança pessoal, e se calhar por ainda estarmos
num período revolucionário, fizeram uma vistoria
exaustiva de todo o percurso que o Presidente iria fazer dentro do Hotel.
Escolheram
o elevador que ficaria parado no piso principal com as portas abertas à espera
até à chegada do presidente, que subiria nele, todos os locais desde a Cuvete,
o tecto da cabina, e a casa de máquinas foram examinados com Detectores de
Metais, se algo apitasse tinha que mostrar a causa, mesmo que fosse um parafuso
que estive-se caído no meio dos desperdícios, os seguranças tinham que o encontrar.
Com
tudo isto até fiquei com medo, fiquei mesmo com a ideia que se o elevador
tivesse avariado eu ainda era preso.
Quando
chegou o Presidente foi cumprido tudo exactamente como determinado, subiu no
elevador escolhido com um dos seguranças, o outro segurança estava comigo e com o Sr.
Amorim, que era o chefe da manutenção do Hotel no 14º andar onde estava a
decorrer o congresso.
Quando
o Elevador chegou ao 14º andar, saiu o Presidente Ramalho Eanes que nos cumprimentou a todos, eu estava com tanto stress com
receio que o Elevador pudesse avariar, que só me lembro de ouvir o
Presidente dizer na sua voz rouca, muito prazer.
Ainda
tenho pastas onde guardavam os slides, que me ofereceram no fim do congresso, toda a
apresentação durante o congresso era feita com projecção de slides, que eram uns
quadradinhos com fotografias, que eram metidos numa máquina que os ia
projectando numa tela.
A segunda
situação aconteceu em meados dos anos 90, aquando da inauguração da nova Torre de Control
do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quem fez esta inauguração foi o
então Primeiro-Ministro, o Dr. Aníbal Cavaco Silva.
A
Torre de Control do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.
Dentro
da Torre de Control tem montado um Elevador Hidráulico, com Portas Automáticas
de fabrico Efacec Elevadores, a Casa de Máquinas é em baixo ao lado do
poço do Elevador, o comando é um QCP Hidráulico com Placa de Portas
Automáticas, este Elevador vai mesmo até ao topo da Torre de Control.
A Torre de Control do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.
Esta
segunda situação ainda foi de mais stress do que a primeira no hotel, na manhã
da inauguração o Jorge Miguel do Pinto & Cruz, ligou-me a dizer que o
integrado ULN-2004A da placa de portas automáticas estava sempre a
estourar, fui lá ter com ele.
Chegado
lá, dei uma olhadela, isolei algumas linhas e a coisa estabilizou, o Integrado
deixou de estourar mas o elevador trabalhava uma hora e lá acabava por
estourar mais um integrado, há hora de almoço para ficarmos prevenidos, fomos à
loja da Diodo no Porto comprar 10 integrados, para ficarmos
prevenidos.
Mas
se calhar devia ter comprado 50, porque durante a tarde ainda antes da
inauguração já tinham estourados todos, por vezes vinha um ruído pelas linhas
do motor de portas que fazia estourar o Circuito Integrado.
A Torre de Control do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto.
Entretanto
estava a chegar a hora da inauguração, e ia chegar o Primeiro Ministro, tivemos
que dizer aos homens da segurança o problema que tínhamos no Elevador, só havia
uma hipótese para a inauguração correr bem, com o Primeiro Ministro e a
comitiva a subir de Elevador até ao topo da Torre de Control.
Uma
vista de Norte para Sul, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto com a sua
Torre de Control.
Para
a inauguração correr bem, o Elevador teria que funcionar com as portas
automáticas a ser comandadas manualmente, eu teria que ficar na Casa de Máquinas a
manobrar manualmente os contactores de abertura e de fecho de portas, o
Jorge Miguel teria que ficar sempre dentro da cabina, e quando fosse para fechar as
portas dava um toque no alarme, e quando fosse para abrir as portas, dava dois toques no alarme.
Quando
chegou a comitiva do Primeiro-Ministro, estávamos eu, o Jorge Miguel e mais
algumas pessoas junto do elevador, e o Dr. Aníbal
Cavaco Silva cumprimentou-nos a todos.
A
caixa de Testes do Comando QCP, que tinha montada no Quadro.
Tudo
correu bem durante a inauguração da Torre, tinha uma caixa de teste montada
na Carta Map 4021, do quadro de comando QCP, o Jorge Miguel ficou
sempre dentro da cabina, quando já tinha entrado toda a gente para dentro da
cabina dava um toque no alarme, e eu fechava as portas, se precisasse de fazer
uma reabertura dava dois toques e eu reabria as portas, quando o elevador
chegava lá acima ao topo da Torre, eu via pela caixa de teste e abria as
portas, sempre manualmente.
Ainda
o Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto com a sua Torre de Control, agora
visto de Sul para Norte.
Conclusão
desta segunda situação, toda a comitiva do Primeiro-Ministro subiu e desceu da
torre, não ficou ninguém preso tudo correu bem, mas foi um
bocado stressante, posteriormente tive que resolver o problema que
fazia estourar o Cicuito Integrado ULN-2004A, que tanto Stress me provocou.
A terceira
situação aconteceu no ano de 1994, quando da inauguração do Elevador da Lada na
Ribeira do Porto.
É este o Elevador da Lada na Ribeira do Porto, nesta fotografia vemos a cabina
estacionada no piso superior e a Casa de Máquinas.
Ainda a cabina estacionada no piso superior, a Casa de Máquinas e o passadiço.
A estrutura metálica deste elevador fica no interior de um edifício, por isso nos primeiros 4 pisos a cabina não é panorâmica.
Agora nesta fotografia já vemos melhor a estrutura a sair do interior de um dos edifícios da Ribeira. A
inauguração deste Elevador da Lada na Ribeira do Porto, foi feita pelo
então Presidente da Republica Dr. Mário Soares durante uma
Presidência aberta que fez no Porto.
O já extinto jornal "O Comércio do
Porto", dedicou uma página inteira a esta inauguração do Elevador da Lada, que aconteceu no
dia 14 de Abril de 1994.
Cá está a página do já extinto Jornal "O Comércio do Porto" onde está relatado o dia
da "Presidência Aberta" em que o então Presidente da Republica Dr.
Mário Soares, acompanhado pelo Presidente da Câmara do Porto o Dr. Fernando
Gomes, fizeram a inauguração do Elevador da Lada na Ribeira do Porto.
Esta
terceira situação foi a mais descontrolada em relação ao que tinha sido
previamente combinado com os seguranças do Presidente, esta é que me deixou
completamente stressado.
O
elevador da Lada foi projectado pelo Eng. Miguel Martins da Efacec
Elevadores, este projecto tem uma característica muito original, a cabina tem
suspensão directa, mas o contrapeso tem suspensão diferencial de 2 para 1, tem
Portas Automáticas a 180 graus e o contrapeso trabalha por baixo da porta do
piso superior, a cabina ocupa todo o espaço da estrutura, dado que o contrapeso
não ocupa nenhum espaço na área horizontal da estrutura.
Conforme
podemos no corte transversal o contrapeso tem suspensão diferencial de 2 para
1, e trabalha por baixo da porta do piso superior, do lado do passadiço de
saída.
Dentro da cabina do elevador que é panorâmica temos uma vista completamente desafogada sobre o Rio Douro e Sobre a Ponte de D. Luíz.
A botoneira de cabina do Elevador, a capacidade de carga da cabina é de 1600 Kg ou 21 Pessoas.
Fui
eu quem fiz a preparação da parte eléctrica e do Comando deste Elevador,
ele tinha um Comando Multi-Mic, tinha regulação de velocidade feita com um Revac da Efacec.
Posteriormente 20 anos mais tarde, este Elevador foi
modernizado, foi montado um novo Comando CPU com variação de Frequência
da Vacon, e a máquina também foi substituída por uma nova Máquina Planetária de
Alta Eficiência.
Fotografia do jornal O Comercio do Porto, de quando foi inaugurado o Elevador da Lada no do dia 14 de
Abril de 1994, vemos no passadiço do
piso superior, o Presidente da República o Dr. Mário Soares, o Presidente
da Câmara do Porto Dr. Fernando Gomes e restante comitiva, no dia da
Presidência Aberta.
O
Jornal O Comercio do Porto foi extinto no ano de 2005.
Uma
fotografia com o mesmo enquadramento da anterior, mas 25 anos depois da
inauguração do elevador.
Tal como na fotografia anterior do ano de 1994, nesta fotografia acima vemos o passadiço do piso superior, ao fundo vemos a porta de vidro do Elevador Panorâmico, à esquerda da fotografia continuamos a ver a Ponte de Dom Luiz I e o Mosteiro da Serra do Pilar, infelizmente o Dr. Mário Soares já não está entre nós, e o Dr. Fernando Gomes já não é o Presidente da Câmara do Porto, actualmente é Administrador na SAD do Futebol Clube do Porto.
Fotografia também do jornal O Comercio do Porto, de quando foi inaugurado o Elevador da Lada no do dia 14 de Abril de 1994, vemos o Dr. Mário Soares a chegar à Ribeira do Porto.
Esta
terceira situação começou assim, antes da
chegada do Presidente da Republica o Dr. Mário Soares foi combinado com os seguranças que eu
ficava na casa de máquinas, para no caso de acontecer algum problema ou avaria do elevador libertar rapidamente os passageiros do interior da cabina.
O Eng. Miguel
Martins que também estava lá comigo, ficava no piso inferior dentro da cabina do elevador com as
portas abertas, com a ordem de que na primeira viagem só subiria o Dr. Mário Soares com
um segurança, e só depois numa segunda viagem subiriam os restantes membros da comitiva.
O
Elevador da Lada na Ribeira do Porto, podemos ver o passadiço de acesso ao
patamar do piso superior e as escadas que dão acesso à Casa de Máquinas.
Mas
não aconteceu nada do que estava combinado, quando o Presidente chegou ao
Elevador, eu conforme estava combinado estava na Casa de Máquinas a olhar para
a caixa de teste do comando Multi-Mic, mas só via os contactores de
Abertura e Fecho de portas a ligar e desligar, entrava e saía o excesso de
carga, eu não sabia o que estava a acontecer lá em baixo, a Torre do Elevador
tem perto de 40 metros de altura.
Conclusão,
tantas vezes bateram os contactores que a Placa de Micro do Comando acabou por
fazer um "reset", o elevador acabou por vir para cima em manobra
de reciclagem, eu fiquei em pânico, quando ele parou fui ver quantas tinham subido com o Presidente, eram mais de vinte, até o Duque da Ribeira veio na primeira
viagem, toda a gente quis vir com o Dr. Mário Soares.
Outra
fotografia do Elevador da Lada na Ribeira do Porto, onde também podemos ver o passadiço do piso superior, e as escadas de
acesso ao patamar da Casa de Máquinas, no lado esquerdo vemos a ponte de Dom Luiz I e o Mosteiro da Serra do Pilar.
Chegado
ao piso superior o Dr. Mário Soares viu que do passadiço não
conseguia ver o Mar de Gente que enchia toda a zona da Ribeira para o
ver, e quis subir para o patamar ao nível da Casa de Máquinas, aí como eu
estava nessas escadas o Dr. Mário Soares cumprimentou-me, e lá subiu atrás de
mim.
Nesta
fotografia podemos ver as escadas
que dão acesso ao patamar do Piso Superior, por onde subiu o Dr. Mário Soares, homem de coragem, conheço
muita gente que nem se aproximaria desta escada.
Eu
subi as escadas à frente do Dr. Mário Soares, mas como é evidente quando
chegamos lá acima saí do campo de visão, fui para a parte de trás para a
entrada da Casa de Máquinas.
O Dr.
Mário Soares ficou sozinho a acenar para aquele Mar de Gente que lá de baixo gritava Soares é fixe, foi uma situação de muito stress, mas ao mesmo tempo foi muito emocionante por ver a coragem de um senhor com perto de 80 anos, subir por
aquelas escadas só para saudar o povo que lá em baixo o aplaudia.
O
Elevador da Lada na Ribeira do Porto, com iluminação nocturna.
O Elevador da Lada na Ribeira do Porto, visto do tabuleiro superior da Ponde de D. Luíz.
---Nesta publicação utilizei fotografias do
Hotel Vermar na Póvoa de Varzim, da Torre do Aeroporto do Porto, utilizei a
página do já extinto Jornal O Comércio do Porto, sobre a Presidência
Aberta que o Dr. Mário Soares fez ao Porto.
---A
página do Jornal O Comercio do Porto foi-me enviada pelo Eng. António Vasconcelos da Efacec, as
restantes fotografias são de várias origens, como a Geo Porto, a Porto Lazer e
outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário