Recentemente passei uma temporada na cidade da Praia na Ilha de Santiago em Cabo Verde, numa missão que não me correu lá muito bem, também diga-se que a culpa não foi inteiramente minha, porque nenhum dos problemas me foram colocados tinha nada a ver com a realidade que encontrei no terreno.
Ainda o Busto do antigo Governador, que fica na Praça Alexandre Albuquerque (Plateau), mesmo em frente ao Edifício da Câmara Municipal da Praia.
A Praça Alexandre Albuquerque (Plateau).
A Praça Alexandre Albuquerque (Plateau).
O Edifício da Câmara Municipal da Praia, na Praça Alexandre Albuquerque (Plateau), este edifício deduzo eu, noutros tempos deve ter sido o Palácio do Governador.
Ainda o edifício da Câmara Municipal da Praia, na Praça Alexandre Albuquerque, (Plateau).
A Igreja de Nossa Senhora da Graça também na Praça Alexandre Albuquerque (Plateau), esta Igreja fica mesmo em frente ao Hotel Praia Confort, onde fiquei hospedado.
Era nesta Igreja que tencionava assistir à Missa no Domingo com o meu amigo Admilson, mas ele acabou por não aparecer, e eu não tive coragem de ir à Missa sózinho.
O edifício que se vê a seguir à igreja é o Palácio da Justiça.
Este edifício fica por detrás da Câmara Municipal.
Enfim a tarefa que me foi pedida para fazer em Cabo Verde tornou-se um bocado ingrata, para não dizer mesmo impossível, mas felizmente tive dois amigos que me ajudaram a superar alguns problemas, foram o Comendador Amado, e o Admilson Cunha, ambos naturais da Ilha de Santiago.
Outro edifício que também fica nas traseiras da Câmara Municipal.
Mas como a tarefa que me foi pedida para fazer em Cabo Verde se tornou muito difícil de realizar, decidi que no Domingo ia à Missa, para ver se a coisa me começava a correr melhor.
Convidei o Admilson para ir comigo à Missa, mas estive toda a manhã à espera dele e ele não apareceu, e como é evidente não ia ter coragem de entrar na Igreja sózinho, ia ficar toda a gente a olhar para mim.
Passei todo o domingo à janela do meu quarto que ficava nas águas furtadas do Hotel Praia Comfort, à espera que a Segunda-Feira chega-se depressa.
Da janela do meu quarto conseguia ver a Igreja do outro lado da Praça, e quando começaram a entrar pessoas para a Missa, ganhei muita, mas mesmo muita coragem e também fui, mas quando ia a entrar na Igreja fiquei envergonhado e desisti.
Foi neste Hotel Praia Confort, que fiquei alojado a partir do segundo dia, no primeiro dia passei a noite num apartamento do outro lado da cidade, estive toda a noite a ler à espera que amanhece-se, pois fiquei de tal maneira zangado que só me apetecia vir logo embora.
Como já tinha saído do quarto para ir até à Igreja onde tencionava ir à missa, dei uma volta à Praça em frente ao Hotel, e tirei estas fotografias que ponho aqui.
Estes 15 minutos que estive sózinho fora do hotel a tirar estas fotografias foram mesmo os únicos momentos de lazer que passei em Cabo Verde, todas estas fotos foram tiradas num raio inferior a 500 metros do Hotel Praia Confort.
O Hotel Praia Confort, onde fiquei hospedado.
O Hotel Praia Confort, onde fiquei hospedado.
A estátua do Navegador Diogo Gomes, que descobriu a Ilha de Santiago, também fica por trás do Edifício dos Paços do Concelho, virada para o Mar.
O Padrão dos Descobrimentos tem as Quinas da nossa Bandeira
Nacional, tem a data de 1460, este padrão também fica por trás da Câmara
Municipal.
As Quinas da nossa Bandeira Nacional no Padrão dos Descobrimentos.
O Padrão dos Descobrimentos tem a data de 1460.
Outra fotografia tirada do mesmo local, nas traseiras da Câmara
Municipal, mas agora com vista para o lado da cidade, ainda conseguimos ver na
esquerda um estádio de futebol.
Uma vista aérea da Zona à volta da Praça Alexandre Albuquerque
(Platô), de onde tirei todas as fotografias que ponho aqui.
Outra vista aérea da Zona à volta da Praça Alexandre Albuquerque (Platô), onde já vemos melhor o Ilhéu de Santa Maria.
Um dos amigos que fiz em Cabo Verde, o Admilson Cunha, junto a um quadro de Comando "Efa-One", de uma das instalações onde estive, o Admilson só me falhou numa coisa, foi não ter aparecido no Domingo de manhã para irmos à Missa.
O Quadro de Comando "Efa-One", de uma das instalações onde estive.
A Máquina de Tracção do Elevador da instalação que me deu mais dores de cabeça, e onde perdi quase todo o tempo que estive em Cabo Verde.
A Botoneira de Cabina, do Elevador da instalação que me deu mais dores de cabeça.
E com isto me despeço da cidade da Praia na Ilha de Santiago em Cabo Verde, onde vivi esta estranha aventura com um até sempre, porque enquanto me lembrar do que passei não voltarei lá, e um muito obrigado ao Admilson Cunha, e ao Comendador Amado que foram uma grande ajuda.
Fernando Almeida.